Ludopedagogia para engajar alunos e superar dificuldades de aprendizagem.
Com o aumento do entendimento de que existem várias formas e tempos para que a aprendizagem torne-se uma realidade, os profissionais da educação moderna viram-se diante de vários desafios que não eram considerados em tempos outrora.
Atualmente, os contextos sociais e suas ciências, assim como a área da psicologia e medicina, são considerados fatores na hora da tomada de decisões pedagógicas e de estratégias de gerenciamento de atividades, tanto no cenário macro, quanto no cenário micro das ações educacionais.
Manter o engajamento dos alunos diante dos temas propostos e lidar com a diversidade de possibilidades exitosas e as dificuldades do alunado são dois dos grandes desafios num mundo complexo.
As contribuições da ludopedagogia neste cenário são imensas.
Mas afinal, como podemos estabelecer um entendimento do que é a ludopedagogia?
De forma sucinta podemos considerar que é um segmento da pedagogia com o olhar voltado para estudar e propor melhorias nos elementos lúdicos relacionados aos processos de ensino aprendizagem. Muitos entendem como a associação direta das brincadeiras como possibilidades de ensino, mas vale reforçar sempre a ideia de que trata-se de apresentar as brincadeiras como meios de aprendizagem, como ferramentas propositivas e pedagógicas relacionadas aos objetivos educacionais.
Atualmente existem grupos de estudos que associam a ludopedagogia também aos segmentos da educação fundamental anos finais e ensino médio, tamanha a efetividade das propostas de associação da diversão com o aprendizado. Isso ainda é fomentado com a aprovação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que foca no desenvolvimento de habilidades e competências associadas aos conteúdos do cronograma programático, por exemplo.
A relação entre projetos e práticas lúdicas visando propostas educacionais auxiliam e muito o engajamento, por conta da maior facilidade de atenção e diversão que as propostas em geral assumem como base. Alunos com déficit de atenção e algumas síndromes também apresentam, em geral, maior engajamento e facilidade com atividades lúdicas.
Associados à ludicidade, a tecnologia também ajuda muito a vida dos docentes nas propostas pedagógicas, tanto para ajudar no engajamento com soluções variadas quanto para a superação de dificuldades de aprendizagem. Tecnologias também facilitam no entendimento das métricas pedagógicas conquistadas, processos de progressos e facilidades de uso psicomotor por parte dos alunos.
São várias as estratégias lúdicas que podem ser associadas à educação, evidentemente os jogos têm ganhado grande relevância no dia a dia escolar, pela dinamicidade e lógica que a grande maioria propõem.
Quando falamos de soluções educacionais lúdicas, como os jogos da Playtable por exemplo, são inúmeros exemplos em todas as áreas do conhecimento com propostas de desenvolvimento de habilidades pedagógicas relacionadas aos conteúdos focados e de fácil usabilidade. Existem soluções em games na Playtable para várias situações de dificuldades pedagógicas e cada situação merece e tem associadas diversas soluções para o planejamento de aulas e projetos encantadores.
A diversão e o aprendizado são garantidos! Na dúvida, conte com nosso time de consultores para ajudar sua rede escolar na transformação da educação pela ludicidade.