Tecnologia educacional: uma grande aliada nos processos de aprendizagem
O mundo virtual e tecnológico faz parte do dia a dia das novas gerações. As crianças estão sim conectadas e cada vez mais ágeis nesse sentido. Computadores, tablets e celulares estão presentes cada vez mais cedo na vida das crianças e, apesar de gerar certa relutância por parte dos pais, trazem resultados positivos quando utilizados da forma correta.
Portanto, é importante incorporar a tecnologia de uma maneira saudável e focada no aprendizado e desenvolvimento. Em sala de aula, por exemplo, o tradicional quadro negro e a fala do professor já não são mais suficientes para prender a atenção. As possibilidades estão além das quatro paredes e a tecnologia é uma grande aliada, que deve ser trabalhada a favor do aprendizado infantil. O uso da informática e tecnologia na educação motiva a troca de experiências entre quem ensina e quem está aprendendo e a integração das ferramentas do dia a dia com o ensino cria uma combinação de benefícios.
Tecnologia educacional e os métodos de ensino
Já é fato que a tecnologia educacional é uma ferramenta que vem transformando os processos de aprendizagem, aprimorando e atualizando os mecanismos de ensino. De forma a deixar as aulas mais leves, dinâmicas e didáticas, as escolas estão inserindo métodos que despertam o interesse dos pequenos, desenvolvendo o raciocínio lógico e rápido, preparando as crianças para o futuro e otimizando o tempo em sala.
Com o auxílio de ferramentas tecnológicas, os processos pedagógicos se mantêm atuais. O acesso à informação de qualidade fica mais fácil e a autonomia dos alunos é estimulada. Fazendo com que os avanços tecnológicos sejam aliados do processo de ensino, tornando o fluxo todo mais dinâmico. Incorporar a tecnologia às metodologias de ensino, seja como um complemento ou dentro dos programas educativos, gera vantagens, como o conhecimento compartilhado de maneira mais rápida, com respeito ao ritmo de aprendizado individual, levando o aluno mais longe.
Como implementar a tecnologia educacional?
Para tornar a tecnologia educacional uma realidade em sua instituição de ensino, procure parceiros e plataformas especializadas, que tenham a ludopedagogia como base como a PlayTable. A mesa, com jogos que desenvolvem habilidades cognitivas, trabalham as disciplinas tradicionais do currículo, ensinam idiomas ou temas multidisciplinares, como educação financeira, programação (STEAM), segurança infantil, educação ambiental e de trânsito é uma excelente aliada para tornar a tecnologia parte do processo de ensino e compartilhamento do conhecimento.
Foto: Divulgação Facebook Colégio Spazio
Cristiano Sieves
Especialista em LudopedagogiaEspecialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.