Utilizando jogos para incluir estudantes com surdez
"As iniciativas para o público com deficiência auditiva tem se popularizado, porém ainda tem sido um desafio nas redes escolares."
É bem sabido que a convivência entre as crianças com todas as suas diferenças, desde tenra idade, traz muitos benefícios para compreensão do “Eu, o outro e o nós” da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), especialmente do “outro” como sentido coletivo e do “eu” como integrativo no caso dos alunos com surdez, por exemplo.
Os educadores percebem as diferenças entre turmas com maior e menor diversidade e claro pode-se concluir que isso afeta diretamente na construção da sociedade democrática. Isso reflete-se nitidamente na integração dos grupos de pessoas com deficiências.
As iniciativas para o público com deficiência auditiva tem se popularizado, porém ainda tem sido um desafio nas redes escolares, trabalhos pedagógicos que integram esse público, que por sua condição acabam por necessitar de estímulos de outros sentidos, como visuais e sensoriais.
A PlayTable é como um ecossistema tecnológico, pensado para garantir a interatividade e diversas ações pedagógicas, e com a maior diversidade do público possível.
Por isso, separamos algumas das belas opções de jogos que podem ser de grande ajuda para os docentes trabalharem com o público com surdez e com a comunidade escolar, uma vez que auxiliam no ensino de Libras e são destinados para todos os estudantes.
-
Contador de Histórias: Essa solução funciona como uma grande biblioteca virtual de livros interativos, para proporcionar deliciosos momentos de contação de histórias. Além é claro de ilustrações e textos, os livros possuem tecnologia para que sejam narrados pelo próprio autor e janela interativa para narração em Libras;
-
Librário: Este encantador jogo de cartas tem por objetivo a aprendizagem de diversos sinais em Libras de forma muito lúdica e divertida, auxiliando na comunicação entre surdos e ouvintes. O jogo também traz vídeos acerca dos sinais que são exibidos quando os jogadores acertam as jogadas.
-
Escoteiros Espaciais: De forma muito divertida, os estudantes aprendem os sinais da Língua Brasileira de Sinais, com didática de associação e memorização de vocábulos que contém 114 sinais diferentes e engloba 6 temas como: Números, Animais, Frutas, Letras do Alfabeto, Corpo Humano e Objetos.
-
Central de Atividades: Com conjunto de mais de 200 exercícios para desenvolver raciocínio e coordenação de forma mais divertida, nessa outra grande biblioteca de soluções há diversas atividades de Libras.
Existem ainda outras várias possibilidades para o trabalho de forma individual e coletiva, vale ressaltar que a mesa digital PlayTable possibilita interação também entre até quatro ou mais jogadores em algumas alternativas de jogos.
Converse com um de nossos consultores sobre todas as possibilidades de trabalho com a Playtable. Nosso blog também conta com diversos casos de sucesso, orientações e sugestões de trabalho.