3 mitos sobre as tecnologias para educação a serem derrubados

A cada novidade dentro das escolas, seja relacionada a reformas curriculares ou a mudanças de infraestrutura, é natural que alunos e professores tenham muitas dúvidas. O mesmo ocorre quando há a inserção de novos aparelhos tecnológicos nas salas de aula. O desafio de se atualizar para acompanhar a evolução de métodos e equipamentos vem acompanhado de medos, preconceitos e barreiras simbólicas que precisam ser quebradas para que, de fato, haja inovação no processo educacional.

Por isso, o blog Aprender Brincando vem derrubar três mitos das tecnologias para educação infantil:
 

1) Eu nunca vou me adaptar

Cada vez mais os docentes estão incorporando as tecnologias para educação no seu dia a dia. Reflexos disso são a adoção de e-mails como meio de se comunicar e a elaboração de aulas multimídias. Ainda é muito importante garantir que os tutores estejam bem preparados para trabalhar com as novas ferramentas, e assim consigam aproveitar ao máximo o potencial das mudanças. A iniciativa de atualização e capacitação pode partir do próprio docente, com a procura de referências bibliográficas e até mesmo contato com colegas que estejam mais a par do assunto. Os professores que querem se aprofundar podem optar por cursos de formação como pós-graduação e especialização. Vale ressaltar que as tecnologias para educação tendem a deixar as aulas mais agradáveis e atrativas para a nova geração. A resposta positiva das crianças gera mais satisfação ao docente também.
 

2) O professor será substituído pelo computador

Esse é mais um mito das tecnologias para educação infantil. As máquinas são ferramentas que podem contribuir bastante como apoio pedagógico, assim como revolucionar a interação dos estudantes com o conhecimento. Mas sem dúvidas, o papel do professor será sempre importante para fazer a mediação, auxiliar o aluno na construção do conhecimento, estimular o contato interpessoal e a construção de valores sociais e éticos. Os profissionais são também de extrema importância para avaliar quando, como e porque usar determinados recursos tecnológicos. A proposta é que as aulas sejam bem planejadas para atender às necessidades de desenvolvimento das crianças.
 

3) Tecnologia torna as crianças preguiçosas

Os aparelhos tecnológicos ajudam a despertar o interesse dos estudantes para novos conhecimentos principalmente por conta da interatividade e dos recursos audiovisuais. A partir da mediação do professor e da criação de ambientes que enfatizem a aprendizagem, a tendência é que as crianças aumentem o seu engajamento na realização das atividades e assumam a responsabilidade de cumpri-las.

Diante dos três mitos das tecnologias para educação listados, é possível perceber como é importante investir em recursos como computadores e jogos interativos na sala de aula. Mas vale ressaltar que quanto mais o profissional estiver bem preparado para explorar essas ferramentas com as crianças, maiores serão os resultados positivos no aprendizado dos estudantes.

Cristiano Sieves

Especialista em Ludopedagogia

Especialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.