3 mitos sobre as tecnologias para educação a serem derrubados
A cada novidade dentro das escolas, seja relacionada a reformas curriculares ou a mudanças de infraestrutura, é natural que alunos e professores tenham muitas dúvidas. O mesmo ocorre quando há a inserção de novos aparelhos tecnológicos nas salas de aula. O desafio de se atualizar para acompanhar a evolução de métodos e equipamentos vem acompanhado de medos, preconceitos e barreiras simbólicas que precisam ser quebradas para que, de fato, haja inovação no processo educacional.
Por isso, o blog Aprender Brincando vem derrubar três mitos das tecnologias para educação infantil:
1) Eu nunca vou me adaptar
Cada vez mais os docentes estão incorporando as tecnologias para educação no seu dia a dia. Reflexos disso são a adoção de e-mails como meio de se comunicar e a elaboração de aulas multimídias. Ainda é muito importante garantir que os tutores estejam bem preparados para trabalhar com as novas ferramentas, e assim consigam aproveitar ao máximo o potencial das mudanças. A iniciativa de atualização e capacitação pode partir do próprio docente, com a procura de referências bibliográficas e até mesmo contato com colegas que estejam mais a par do assunto. Os professores que querem se aprofundar podem optar por cursos de formação como pós-graduação e especialização. Vale ressaltar que as tecnologias para educação tendem a deixar as aulas mais agradáveis e atrativas para a nova geração. A resposta positiva das crianças gera mais satisfação ao docente também.
2) O professor será substituído pelo computador
Esse é mais um mito das tecnologias para educação infantil. As máquinas são ferramentas que podem contribuir bastante como apoio pedagógico, assim como revolucionar a interação dos estudantes com o conhecimento. Mas sem dúvidas, o papel do professor será sempre importante para fazer a mediação, auxiliar o aluno na construção do conhecimento, estimular o contato interpessoal e a construção de valores sociais e éticos. Os profissionais são também de extrema importância para avaliar quando, como e porque usar determinados recursos tecnológicos. A proposta é que as aulas sejam bem planejadas para atender às necessidades de desenvolvimento das crianças.
3) Tecnologia torna as crianças preguiçosas
Os aparelhos tecnológicos ajudam a despertar o interesse dos estudantes para novos conhecimentos principalmente por conta da interatividade e dos recursos audiovisuais. A partir da mediação do professor e da criação de ambientes que enfatizem a aprendizagem, a tendência é que as crianças aumentem o seu engajamento na realização das atividades e assumam a responsabilidade de cumpri-las.
Diante dos três mitos das tecnologias para educação listados, é possível perceber como é importante investir em recursos como computadores e jogos interativos na sala de aula. Mas vale ressaltar que quanto mais o profissional estiver bem preparado para explorar essas ferramentas com as crianças, maiores serão os resultados positivos no aprendizado dos estudantes.
Cristiano Sieves
Especialista em LudopedagogiaEspecialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.