Cinco cursos gratuitos para professores aplicarem tecnologias na educação

"Quem tem a missão de ensinar precisa estar a par de novas técnicas pedagógicas e saber como lidar com as novas gerações. "

Durante muito tempo, especialistas e educadores atentos afirmaram sobre a necessidade de formação continuada voltada ao corpo docente como um todo. 

Quando o tema é direcionado às tecnologias aplicadas a esse ambiente, as novidades e possibilidades estão em constante transformação e as demandas de formação atingem níveis inalcançáveis de tanto conteúdo já criado e disponibilizado. 

Com a pandemia da COVID19,  esse processo de atualização constante sofreu aceleração e chegou para muitos como um grande desafio, quase como um recomeço total de alinhamento de estratégias de aprendizagem junto aos alunos, simultaneamente ao momento que o docente aprendia a como agir e usar recursos tecnológicos.

Esse processo de aprendizagem constante de ferramentas tende a ser para todo o sempre, pois elas evoluem e transformam-se aproximadamente a cada seis a oito meses. Portanto não há um curso de graduação ou pós graduação que consiga suprir todas as necessidades. 

Cursos rápidos, trocas de experiências e tornar cotidiano o uso de tecnologia no ambiente escolar ajuda muito.

Por isso, listamos cinco programas para auxiliar os docentes a compreensão e instigação para a prática pedagógica e aplicação relevante de tecnologia em processos cognitivos de aprendizagem:

  1. Tempo de Aprender: Com o objetivo de auxiliar os docentes na alfabetização dos alunos de escolas públicas. Destinados em versões sincrônicas e direcionadas para os públicos de secretaria, diretoria e docente em níveis locais e regionais.

A solução conta com quatro eixos: “Formação continuada de profissionais de alfabetização”; “Apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização”; "Aprimoramento das avaliações de alfabetização” e “Valorização dos profissionais de alfabetização”.

Para acessar ao programa o link é:  http://alfabetizacao.mec.gov.br/tempo-de-aprender 

  1. AVAMEC: Este é um ambiente muito legal, onde a colaboração é o motor de seu desenvolvimento. Muito mais que um ambiente virtual ele permite conceber, administrar e desenvolver vários tipos de possibilidades para formação continuada, cursos breves à distância, projetos colaborativos entre docentes e instituições, pesquisas na área educacional e suporte a ações pedagógicas. 

Para acessar o AVAMEC acesso o link:  https://avamec.mec.gov.br/#/ 

  1. ProInfo Integrado: Este é um conhecido programa estatal por ter sido responsável também pela distribuição dos equipamentos como computadores, tablets, projetos e afins em escolas públicas desde sua criação. 

Porém ele também possui ambiente voltado para a formação docente, necessariamente atrelada à aplicação de tecnologias no ambiente escolar, responsável pelos conteúdos em várias frentes como Portal do Professor, Domínio Público na área digital e emissoras de tv públicas nos últimos 10 anos, como TV Escola, TV Câmara e TV Brasil (EBC).

Para participar desse programa é preciso entrar em contato com as secretarias municipais de educação, responsáveis pela aplicação dos cadastros dos docentes ligados à rede pública, além de administrar/solicitar recursos do programa.

Confira no site: http://portal.mec.gov.br/acessibilidade-sp-940674614/271-programas-e-acoes-1921564125/seed-1182001145/13156-proinfo-integrado 

  1. Escola Digital: Um ambiente gratuito que tem por objetivo fornecer aos professores recursos digitais de aprendizagem, com dinamismo e interatividade, sempre alinhado com as práticas inovadoras. Este belo projeto conta com apoio de empresas engajadas no desenvolvimento social que podem ser conferidas no site do programa, onde é possível realizar as inscrições: https://escoladigital.org.br/ 

  1. Teaching with technology and inquiry: an open course for teachers: Para esse programa é preciso ficar atento a abertura de vagas/criação de turmas que acontece em média a cada bimestre. Com durabilidade de aproximadamente seis semanas, o curso elaborado pela Universidade de Toronto tem em sua premissa bastante interação entre experiências docentes, que neste caso seguramente serão a nível mundial. Os vídeos da plataforma, possuem legenda em língua portuguesa para auxiliar nosso público. Não deixe de conferir no site:

https://www.edx.org/course/teaching-with-technology-and-inquiry-an-open-cours#


Todas essas possibilidades são somadas com o Playtable Class para os clientes, onde também possuem formação continuada para as redes parceiras. Para saber mais clique na imagem abaixo:



 

Josiani Resendes

Coordenadora de Marketing