Como a tecnologia contribui para práticas escolares mais eficientes

Você já percebeu que as práticas escolares se perpetuam entre diversas gerações? Seu avós, seus pais, você e seus filhos, provavelmente, aprenderam a ler e escrever por meio das mesmas metodologias. Nos tempos de hoje, com o desenvolvimento da tecnologia, as mudanças acontecem muito rápido, inovações surgem a todo momento e muitas dessas novidades podem contribuir para tornar as práticas escolares mais eficientes e atrativas para os estudantes. As práticas escolares estão entre os eixos temáticos do Congresso Bett Brasil Educar 2016, maior evento brasileiro sobre educação. Neste ano, o foco do encontro é discutir caminhos para melhorar a qualidade do ensino, da escola e, por consequência, da sociedade. A proposta é inspirar gestores, coordenadores pedagógicos e professores, por meio de práticas inovadoras, exemplos criativos e cases de sucesso.

 

O uso da tecnologia nas práticas escolares


Aqui no Blog Aprender Brincando a tecnologia é um tema recorrente. Estamos sempre compartilhando boas práticas escolares e exemplos de professores e instituições de ensino que promovem a inovação em sala de aula. Além de atrair a atenção das crianças nascidas na era digital, a tecnologia também proporciona a inclusão de deficientes e pode tornar o aprendizado mais divertido e, por consequência, mais eficiente.    A Playtable é um recurso tecnológico que contribui para transformar as práticas escolares, favorecendo a aprendizagem. A PlayTable é interativa, multidisciplinar e estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e a coordenação motora dos pequenos. Neste mês, a mesa digital ganha onze novos aplicativos, que usam a ludopedagogia para promover o desenvolvimento infantil, fazendo com que as crianças aprendam brincando. 
 

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Conheça 5 novos aplicativos da mesa digital


1) Mistério dos Sonhos


O Mistério dos Sonhos é uma série de três jogos educativos, cada um destinado a um dos três primeiros anos do ensino fundamental. Nele, os alunos irão desvendar um fantástico mundo de sonhos, onde muitas coisas misteriosas acontecem. A proposta é consolidar os conceitos de língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza através de  desafios que convidam o aluno a ler, escrever, contar, ordenar, entre outras atividades. O jogo incentiva a colaboração e o uso da criatividade para encontrar soluções para cerca de 160 desafios, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC). O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Xmile Learning, empresa brasileira de educação, que usa a tecnolologia como meio de promover uma experiência de aprendizagem dinâmica, em sintonia com as demandas da sociedade contemporânea, visando  fomentar a atualização das práticas escolares.


2) Tri Tri


As novas práticas escolares precisam ser mais inclusivas, essa é a proposta do aplicativo Tri Tri. Trata-se de um jogo de tabuleiro interativo para identificar as cores através do código ColorADD, um sistema de identificação que procura garantir a integração de daltônicos. Estima-se  que 350 milhões de pessoas sejam daltônicas no mundo, isso equivale a cerca de 10% da população. As crianças podem escolher o formato de jogo: em grupo ou individual, contra a máquina. O Tri Tri foi desenvolvido pela Ardozia, empresa de Portugal que desenvolve conteúdos digitais interativos para crianças, conciliando aprendizagem e entretenimento. A proposta da organização lusitana é explorar a criatividade natural das crianças, constituindo novas práticas escolares,  por meio de experiências agradáveis.


3) Brinquemática: Aventura Pirata


As práticas escolares atuais devem valorizar  o trabalho em equipe. A mesa digital é uma ferramenta que estimula a colaboração e integração entre as crianças. O jogo Brinquemática: Aventura Pirata é uma caça ao tesouro, na qual as crianças resolvem cálculos matemáticos para colher os tesouros espalhados em uma ilha misteriosa. Os tesouros são recolhidos para dentro do barco pirata. Quando um jogador recolhe mais tesouros que os demais, o barco se desequilibra, correndo o risco de virar, por isso todos os jogadores devem trabalham em cooperação para manter o barco equilibrado até o final da partida.

A mesa digital também terá mais seis novos aplicativos: Mul Ti Pli, sobre matemática; Guardiões do Mundo, sobre geografia para o Fundamental I e II; Debaixo dos Corais, Xilofone, Meu Jardim: pecinhas para montar, e Central de Atividades, para Educação Infantil. Além dos aplicativos, serão lançadas 30 novas obras literárias infantis para o aplicativo Contador de Histórias.

Você quer melhorar as práticas escolares na sua instituição de ensino? Faça uma avaliação da tecnologia educacional e receba um diagnóstico. A análise pode ajudá-lo a inserir a tecnologia no plano pedagógico e tornar o ensino mais colaborativo e inclusivo.

Cristiano Sieves

Especialista em Ludopedagogia

Especialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.