Exercícios colaborativos são benéficos ao desenvolvimento da criança
Aulas convencionais pressupõe exercícios individuais, normalmente relacionados à decorar conceitos e repetir o que o professor está dizendo. Esse tipo de relação no processo de ensino aprendizado pode trazer consequências negativas no desenvolvimento da criança e na sua relação com a escola, entre elas a baixa auto-estima dos alunos que não conseguem se adaptar aos métodos propostos e dificuldade em construir sentido com o conteúdo ao qual está sendo exposto.
É contra essa lógica que são propostos os exercícios colaborativos. Em um ambiente colaborativo de aprendizagem, as ações são tomadas em conjunto e a história de vida de cada indivíduo é respeitada e valorizada na construção coletiva do saber - todos estão ali para aprender por meio da partilha de informações e impressões.
Nesse contexto, a função do educador é dar condições para que esse conhecimento seja construído de maneira participativa. Assim que se estabelece o vínculo de cooperação entre os alunos e entre alunos e professor, anula-se o distanciamento simbólico entre todos os sujeitos envolvidos e se abrem oportunidades para o aperfeiçoamento de adultos e crianças.
Para promover exercícios colaborativos, o professor deverá estar atento a histórias contadas pelos alunos sobre experiências cotidianas; às preferências e habilidades de cada um; à forma como os grupos estão organizados dentro de sala de aula.
Ao conhecer bem cada criança, o professor consegue fazer grupos com pessoas de diferentes perfis, estimulando o aprendizado mútuo com aqueles que são diferentes entre si. Estimular a colaboração entre as crianças permitirá que elas se tornem adultos que saberão trabalhar em grupo, conviver com diferenças e resolver problemas coletivamente.
Em um post futuro, elencaremos exemplos de exercícios colaborativos, que podem ser aplicados também em turmas em que há crianças com deficiência.
Até mais!
Cristiano Sieves
Especialista em LudopedagogiaEspecialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.