Metodologia Waldorf: o que dá para utilizar nas escolas tradicionais?
Crianças que aprendem na escola a fazer tricô, têm aulas de musicalização, não contam com atribuição de notas regulares, não reprovam e têm em um único professor, um tutor para todas as disciplinas oferecidas. Estas são algumas das características do método de ensino Waldorf que surgiu em 1919 na Alemanha.
Com conceitos que visam a criação de adultos livres e que tenham a oportunidade do autoconhecimento, a metodologia ainda divide opiniões e é considerada ainda hoje um método revolucionário. Atualmente existem mais de mil escolas Waldorf em todo o mundo e no Brasil, são 40 instituições, segundo a Federação Escolas Waldorf.
Algumas das características desse modelo de ensino podem ser utilizadas por educadores também em escolas regulares. Confira algumas dicas que separamos:
Estímulo à autonomia: é necessário que a criança tenha momentos em que seja livre para decidir aquilo que vai fazer. Muitas atividades não precisam, necessariamente, serem guiadas pelo professor, que pode assumir um papel de tutor da turma. É o caso de aulas extracurriculares ou momentos de reforço no conteúdo já apresentado. Os próprios games educativos chegam para auxiliar a criança a lidar com desafios de forma individual e responder por suas ações. Com a PlayTable, por exemplo, ela pode interagir com os jogos de várias maneiras diferentes, escolhendo os desafios que deseja superar, sempre com aplicação pedagógica em todas as escolhas.
Atividades manuais: além de estimular a criatividade, oficinas de diferentes tipos de trabalho auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora fina e na descoberta de novas preferências. Este pode ser um desafio para a escola, já que muitas vezes é necessário contar com um educador qualificado em diferente atividade para poder praticá-la com o aluno. No entanto, mesmo em sala de aula é possível criar trabalhos que fujam das aulas expositivas habituais e estimulem o pensamento crítico dos alunos através de trabalhos práticos. Aqui entram a construção de maquetes até debates e contações de histórias.
Alunos responsáveis por suas decisões: desde muito cedo as crianças que frequentam escolas com a metodologia Waldorf sabem que são livres para escolherem e, ao mesmo tempo, responsáveis por suas decisões. Isso significa que elas carregam a responsabilidade daquilo que praticam. Na escola regular essa característica pode e deve ser reforçada.
Um dos grandes desafios do educador é estimular a participação da família na rotina escolar e, ao mesmo tempo, destacar a importância da criança assumir seus desafios, desenvolvendo a sua autonomia.
Com auxílio da família, ela pode aprender novos caminhos, ser orientada. Porém, deve saber que suas escolhas acarretam em responsabilidades.
Cristiano Sieves
Especialista em LudopedagogiaEspecialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.