Os benefícios do ensino de práticas sustentáveis para todas as idades
Como está o ensino de práticas sustentáveis na sua escola?
A bióloga e socióloga Rita Mendonça enfatiza que o papel do professor é fazer mais do que simplesmente ensinar o que é natureza ou somente descrevê-la, é preciso levar o estudante às práticas sustentáveis, a fim de entender a origem dos problemas ambientais.
Em entrevista à Revista Nova Escola, Rita garante que todos os professores podem ser educadores ambientais e ensinar por meio de suas atitudes. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) defende que o ensino de práticas sustentáveis oportuniza a todos o acesso ao conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para a formação de um futuro sustentável. Isso significa que as práticas sustentáveis devem ser disseminadas em sala de aula, mas visando ao alcance de toda a família do estudante, por meio de ações simples, como a coleta seletiva, reciclagem de resíduos e economia de energia.
O ambiente escolar também deve ser mais sustentável, basta envolver a todos: comunidade, gestores, professores e alunos. O engajamento é fundamental para desenvolver um projeto que contemple ações de curto, médio e longo e prazo. Mesmo que alguns benefícios do ensino de práticas sustentáveis sejam percebidos imediatamente, o principal é o impacto futuro. O Ministério da Educação (MEC) defende que a escola sustentável tenha um espaço físico que cuide e eduque sobre o meio ambiente, com conforto térmico, acústico e uso inteligente de água e energia.
Como implantar práticas sustentáveis na sua escola
Faça um diagnóstico sobre a situação atual da escola, analise vários aspectos ligados à sustentabilidade, como o uso de água e energia, ao tratamento de resíduos e à biodiversidade local e do entorno. O próximo passo é reunir o corpo funcional e professores para definir estratégias e o plano de ação para a implantação de práticas sustentáveis. A coordenação pedagógica deve estimular que o plano de ensino de cada disciplina tenha um viés educativo e os professores podem incentivar o desenvolvimento de projetos sobre educação ambiental em todos os níveis de ensino. A Revista Nova Escola também publicou algumas dicas sobre como abordar a questão ambiental em sala de aula. A proposta é encorajar os alunos para criarem novas percepções sobre sustentabilidade para se tornarem agentes transformadores da sociedade. Confira o programa completo de sequências didáticas para trabalhar com crianças do 1º ao 9º ano, publicado pela revista em parceria com o Planeta Sustentável. Depois de implantar as práticas sustentáveis na sua escola, faça avaliações periódicas e compartilhe as conquistas em prol do meio ambiente.
Conheça escolas que já implantaram práticas sustentáveis
A Escola Básica Municipal Visconde de Taunay, de Blumenau (SC), iniciou o Projeto Escola Sustentável em 2011 e dois anos depois foi certificada pela Rede Internacional de Escolas Criativas, da Universidade de Barcelona. A instituição de ensino construiu um jardim biodiverso, com bancos de suberadobe, uma técnica de construção feita com terra ensacada, que mesmo sem vigas é bem resistente. O colégio também aderiu à coleta seletiva de lixo, criou composteira, horta e minhocário, além de um jardim vertical. A educação para o desenvolvimento sustentável na prática também foi aplicada na rede pública de ensino de Florianópolis (SC), por meio do projeto Horta Viva, que insere a horta escolar como uma estratégia interdisciplinar de educação ambiental e alimentar. Entre as ações desenvolvidas está o plantio de sementes de hortaliças, manejo, rega e acompanhamento da horta, feito com o acompanhamento de profissionais habilitados como: nutricionista, pedagogo e agrônomo. Na Escola Estadual Alberto Pasqualini, de Novo Hamburgo (RS), os estudantes do Ensino Médio construíram uma casa totalmente sustentável, usando apenas material reciclável descartado no próprio colégio. Foram usadas garrafas pets, caixas de leite e suco, madeira de demolição e isopor para a construção da casa sustentável, que também usou argamassa na estrutura. O projeto já foi apresentado em diversas feiras científicas, ganhou prêmios e foi levado também para fora do país.
Dicas práticas para promover a consciência ambiental na escola
Economia de água e energia - A sua escola gasta muito com energia elétrica? A implantação de práticas sustentáveis pode reduzir significativamente essa despesa. A orientação é priorizar a iluminação natural, fazer o reúso da água da chuva ou até reaproveitar a água potável. Algumas atitudes são simples: reduzir a pressão da água nas torneiras da escola, substituir as lâmpadas de alto consumo, por outras mais econômicas, instalar temporizadores ou sensores de presença em corredores ou locais de passagem. Aliando essas ações à conscientização dos estudantes, a economia tende a ser significativa.
Eduação para a vida - Além das ações desenvolvidas na escola, os educadores também podem estimular que as crianças motivem uma mudança de atitude em casa, compartilhando práticas sustentáveis com a família. O engajamento dos estudantes em defesa do meio ambiente, pode ser por meio da economia de água enquanto escovam os dentes ou do fechamento das torneiras para evitar o pinga-pinga, que desperdiça litros de água. Para orientar os pequenos a reduzir o tempo no chuveiro, você pode sugerir a criação de uma competição familiar, com o objetivo de identificar quem passa menos tempo no banho.
Preservação ambiental - O principal legado deixado pelas práticas sustentáveis é a mudança de comportamento, por isso, a importância de usar bons métodos para abordar o tema. A tecnologia pode ser uma forte aliada para atrair a atenção das crianças para a questão, por meio de de jogos e aplicativos educativos. Se as práticas sustentáveis aprendidas na infância permanecerem na vida adulta, a escola terá feito o seu papel na construção de um futuro mais sustentável.
A sua escola já implantou práticas sustentáveis?
Compartilhe conosco os principais benefícios alcançados!
Cristiano Sieves
Especialista em LudopedagogiaEspecialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.