PlayTable: Oito excelentes jogos para aplicar o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”.
Durante muito tempo, as crianças foram consideradas pequenos adultos. O consenso popular não tinha como base os conhecimentos psicológicos, motores e corporais de forma adequada, a ideia de infância é muito recente na história da humanidade.
Com um melhor entendimento e no desenvolvimento de técnicas, observações de comportamentos sociais e individuais, a educação passou por transformações em termos de objetivos e pontos que tornaram-se mais importantes ou fundamentais na proposta educacional.
Brincadeiras e aulas de educação física passaram a fazer parte desse cotidiano escolar, mas para que essas possibilidades possam ser usufruídas da melhor forma possível, os currículos e os documentos oficiais passaram a prever situações, onde é premissa, o entendimento do próprio corpo, dos gestos e movimentos que cada aluno faz para si mesmo e para os grupos docentes.
Separamos super dicas de jogos da mesa digital PlayTable excelentes para trabalhar o campo de experiência principal dessa proposta. Mas antes de nomeá-los, vamos lembrar o conceito fundamental da Base Nacional Comum Curricular. Vale destacar que o documento da BNCC pode ser baixado e acessado gratuitamente no site do MEC: no link http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ .
Corpo, gestos e movimentos – Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno desde cedo, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.). Base Nacional Comum Curricular, 2018.
Existem várias possibilidades encantadoras para trabalhos com os campos de experiência, todas as soluções já estão mapeadas para a identificação dos campos, das habilidades e competências atreladas a cada uma delas. Listamos nove na sequência:
Aliens
A Terra está em perigo! Para evitar uma grande invasão, os alunos terão que ser rápidos e acertar o maior número possível de Aliens, contando com a ajuda dos amigos Astronautas, numa empolgante aventura espacial. Esse jogo desenvolve a coordenação viso-motora e a percepção visual, o reconhecimento e incentivo de movimentos.
Central de Atividades
Central de atividades é uma grande biblioteca com mais de 200 exercícios para desenvolver a coordenação e o raciocínio de forma divertida, como estamos tratando de muitas atividades podemos destacar que elas têm como base o fazer uso de atividades de coordenação com direcionamento simultaneamente para alfabetização, prática de letras cursivas e de forma, entre maiúsculas e minúsculas e do descobrimento de diferentes formas que letras, números e desenhos se apresentam.
CROAC, UMA MELODIA VERDE!
É um super game para ensinar lógica de programação para as crianças usando recursos de musicalização infantil. Esse aprendizado acontece mediante o reconhecimento dos sons e das habilidades de coordenação para que o Rei Sapo, nosso personagem, possa pular e desviar de obstáculos, trabalhando percepção do uso do corpo, gestos e dos movimentos.
Quebra cabeça
Divertido e interativo, este jogo de quebra-cabeça possui 32 temas diferentes para montar. Brinque com 9, 16 ou 25 peças. O clássico jogo de quebra-cabeça desenvolve atividades de reconhecimento de formas, exercício da construção, senso espacial, coordenação motora ligada a todas as demandas de corpo, gestos e movimentos.
Trilha dos Caracóis
Nessa proposta o desafio é ajudar caracóis a formarem sua trilha, numa similaridade dos jogos de tabuleiro e pode ser jogado em duplas. Quanto mais cooperativos, melhores são os resultados. A percepção dos gestos e movimentos do parceiro de dupla é fundamental para o trabalho em equipe.
Tritri
Outra possibilidade de jogo onde a coletividade garante melhores resultados que a possibilidade de jogar individual. Cartas com demandas de pedidos e respostas em que são trabalhadas as cores distintas compostas entre primárias, secundárias e complementares, em que ainda é possível combinar cores para a “criação” de uma terceira cor e assim poder responder a demanda. Essa experimentação é combinada entre os jogadores, especialmente em caso de duplas. É comum a identificação de crianças com alterações na visão com o jogo, com destaque para o daltonismo, devido ao foco em cores, com ênfase no comportamento e observação dos gestos e movimentos que o aluno realiza e como ele percebe as junções de cores pertinentes para a resposta.
Tropical Kong Penalty
Com a proposta de um jogo de chute a gol que acontece em uma praia em uma ilha tropical, com cenário muito imagético! Coordenação motora, estratégia e criatividade são elementos trabalhados em conjunto nas partidas do jogo e o entendimento da percepção espacial é essencial.
Um dia na Fazenda
O contexto do jogo é vivenciar um dia de trabalho em uma fazenda. Nas missões é preciso recolher ovos, pescar etc… o aluno precisa trabalhar estratégias e desenvolvimento do raciocínio lógico. Com uma visão empolgante, é preciso atenção, foco no ritmo e bons reflexos para cumprirem as missões. Oportunidades para o desenvolvimento da coordenação viso-motora, motora fina e percepção visual como um todo.
Todas estas opções de jogos visam a interação com os alunos e consequentemente o incentivo para a melhoria contínua das habilidades e competências que são inerentes à fase de desenvolvimento da criança na educação infantil, com especial atenção ao campo de experiência do corpo, gestos e movimentos.
É oportuno lembrar a todos que as habilidades psicomotoras são fundamentais para os momentos pedagógicos, que visam o letramento, alfabetização e escrita, passam necessariamente por uma base bem estruturada e para tal convidamos a todos a conhecerem os jogos mencionados aqui, assim como pensar na utilização da mesa digital Playtable em sua rede escolar.