PlayTable: seis exemplos de como trabalhar o eixo da BNCC “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
"Conheça os jogos disponíveis na PlayTable que atendem os requisitos da BNCC para a Educação Infantil no campo de experiências: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações."
Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, muitos educadores viram sua prática ser representada em um documento, pois nem tudo que o documento propôs era algo extremamente novo, muitas ações pedagógicas, exercícios, atividades curriculares como um todo, estavam alinhadas à nova Base, muito também por influência dos documentos que a antecederam.
Com o surgimento de novas possibilidades tecnológica, de necessidade de adaptação dos currículos anteriores, de documentos para a formalização do ensino atreladas às habilidades e competências devidamente identificadas, tornou-se comum entre os docentes e demais profissionais da educação, dúvidas pertinentes a como entender/perceber o que já produziram de bom inserido nessa “atmosfera BNCC”.
Para facilitar a compreensão e a identificação de recursos existentes na PlayTable, separaremos em uma série de conteúdos, algumas de nossas propostas de jogos relacionados aos campos de experiências da nossa base nacional.
Nesse texto o campo identificado será o “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.
Para melhor compreensão dos campos de experiências é interessante que todo educador entre em contato com o documento da BNCC, disponível gratuitamente no site do MEC, no link http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ .
O documento apresenta a descrição desse eixo de forma bastante contextualizada e normativa, para agilizarmos seu entendimento separamos especificamente tal trecho na sequência:
“Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Desde muito pequenas, elas procuram se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade etc.) e tempos (dia e noite; hoje, ontem e amanhã etc.). Demonstram também curiosidade sobre o mundo físico (seu próprio corpo, os fenômenos atmosféricos, os animais, as plantas, as transformações da natureza, os diferentes tipos de materiais e as possibilidades de sua manipulação etc.) e o mundo sociocultural (as relações de parentesco e sociais entre as pessoas que conhece; como vivem e em que trabalham essas pessoas; quais suas tradições e seus costumes; a diversidade entre elas etc.). Além disso, nessas experiências e em muitas outras, as crianças também se deparam, frequentemente, com conhecimentos matemáticos (contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais etc.) que igualmente aguçam a curiosidade. Portanto, a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano. (Base Nacional Comum Curricular, 2018).
Justamente pela amplitude do conceito, separamos abaixo seis excelentes sugestões de jogos da Playtable para trabalhar o eixo em sua plenitude:
-
Aliens: neste belo jogo o aluno precisa ser rápido para acertar o maior número possível de aliens e salvar a Terra de uma invasão. A ludicidade de tal proposta trabalha diferentes tipos de espaços, reconhecimento de mundo, relações entre formas, dimensões, curiosidade pelo mundo físico, observação de contextos, exploração de entorno, pequenas distâncias, além das habilidades de coordenação motora e identificação de cores.
Veja uma amostra sobre o jogo Aliens.
-
Debaixo dos Corais: com a divertida aventura submarina os nossos mergulhadores precisam descobrir quantos peixes se escondem nos corais. Excelente possibilidade de trabalhar a seriação, observação de sequência/progressividade, conceitos primários de soma e de subtração, contagem, ordenação.
Veja uma amostra sobre o jogo Debaixo dos Corais.
-
Magicademia: com uma proposta bastante lúdica e de encantamento os estudantes são desafiados a reconhecerem as várias formas geométricas, atreladas as cores e as palavras que as representam, sendo necessário fazer a devida relação e assim colocá-las dentro do caldeirão. Um jogo perfeito para o trabalho com reconhecimento de formas, de ordenação e distâncias e tempos, para que possam de fato colocar os objetos no local indicado no espaço versus tempo disponível.
Veja uma amostra sobre o jogo Magicademia.
-
Mão na massa: com a divertida proposta de fazer cópias de bolos em referência, a capacidade de reconhecimento dos contextos, comparações entre formas, cores, objetos e as transformações que podem passar com escolhas diferentes possibilidades, essa é uma ótima oportunidade para o desenvolvimento de percepção das crianças e de raciocínio lógico.
Veja uma amostra sobre o jogo Mão na Massa.
-
Memória: um clássico entre os jogos, o desafio de memorizar diferentes situações, objetos, animais, bandeiras etc., torna-se um grande aliado ao docente no fomento ao reconhecimento das possibilidades de escolhas, formas, tempos, espaços, quantidades, contextos em que isso acontece e as escolhas que o aluno precisa fazer diante dos desafios, também sobre aspectos de raciocínio lógico e percepção das crianças.
Veja uma amostra sobre o jogo Memória:
-
Segura esse Panda: numa divertida missão com o mais fofo ursinho panda da história, nossos alunos possuem o desafio de associarem quantidades aos símbolos numéricos, fazendo associações entre igualdade numérica para que o panda não caia da corda onde se encontra. Essa relação entre quantidade de objetos dentro da cesta com os números é sem dúvida fundamental para o progresso de entendimento e o desenvolvimento do eixo norteador da base.
Veja uma amostra sobre o jogo Segura esse Panda:
Essas são algumas de nossas sugestões para trabalhar com esse eixo da BNCC. São jogos que permitem a realização de centenas de atividades divertidas e com significado para os alunos.
Não deixe de conferir com nosso time pedagógico outras possibilidades e, se você ainda não possui a PlayTable em sua rede escolar, aproveite e entre em contato conosco, temos certeza que o encantamento e assertividade de nossas soluções cairão como uma luva para com suas necessidades.