Projeto Livro Livre: um case de incentivo à leitura

Unir literatura e tecnologia foi a estratégia escolhida pelo Projeto Livro Livre para despertar o interesse e o prazer pela leitura nas crianças.

A iniciativa surgiu em 2006, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, e ao completar 10 anos já distribuiu 500 mil livros infantis e juvenis, beneficiando cerca de 120 mil crianças e fomentando o incentivo à leitura.

O Projeto Livro Livre é uma iniciativa do Instituto Evoluir que conta com o apoio da PlayTable, que pretende viabilizar às crianças das escolas públicas a conquista do seu livro como patrimônio cultural pessoal de forma permanente.

O objetivo é alcançado por meio da troca de material reciclável. As crianças separam a matéria-prima, como: jornais e revistas, latas, vidros e cada quilo acumulado é trocado por uma obra literária. Ao mesmo tempo em que promove o incentivo à leitura, a iniciativa também estimula a responsabilidade ambiental.
 

Mesa Digital leva interação ao projeto Livro Livre


Ao completar 10 anos, o projeto Livro Livre oferece um diferencial: a parceria com a PlayTable,  a primeira mesa digital com jogos educativos do Brasil, que levará para as salas de aula uma experiência lúdica e interativa de leitura por meio da contação de histórias.. As mesas digitais Playtable irão circular entre as escolas municipais de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Corupá, em Santa Catarina, para atrair a atenção dos nativos digitais.

A ação de incentivo à leitura permitirá que os estudantes interajam com as histórias por meio da tecnologia. A mesa digital conta com o aplicativo Contador de Histórias, que leva para a sala de aula um pedacinho de cada autor, já que os livros são narrados por eles mesmos. São obras que valorizam a cultura, despertam para a preservação ambiental e contam histórias e casos reais que aconteceram nas cidades onde o projeto atua.

Além do incentivo à leitura a ferramenta também promove a acessibilidade de crianças com deficiência, contribuindo para o seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional, e formando pequenos leitores desde cedo.
 

Vamos brincar de poesia?


Você sabe o que acontece quando um professor desafia seus alunos a colocarem a mão na massa? Ele contribui para transformar a educação, ampliar a visão de mundo e apresentar novas oportunidades às crianças.

Foi o que aconteceu com os Escritores da Esperança, que estavam criando um dicionário de polissemia, para explorar os significados das palavras, uma atividade que também propunha o incentivo à leitura. A escritora Cristina Marques os desafiou a formarem poesias com polissemia, os pequenos ficaram entusiasmados com a possibilidade, que resultou no livro "Vamos brincar de poesia". 

O desafio estimulou o desenvolvimento de competências socioemocionais nos pequenos, que relatam o quanto foi divertido escrever um livro colaborativo e demonstram alegria ao expressar seus sentimentos por meio da poesia.

Com estrofes e versos as crianças pretendem inspirar outros estudantes a se tornarem protagonistas no campo da literatura, além de promover o incentivo à leitura. Além do livro Brincando de Poesia, dos Escritores da Esperança, o projeto Livro Livre 2016 está lançando também outros obras: A terra dos gigantes e Tonico, de Silvio Celeste Bard; Colcha de histórias, de Tânia Maria da Silva; O menino sonhador, de Sueli Spezia Lamin e Claudia Duarte Zapelini; Os castelos das letras, de Cristina Marques; Romieta e Julieu e O Trem e a Estação, de Leoni Cimardi; Jambo, de Valcíria Lana de Souza; Téo e o Tatu, de Nenno Silva e O Jardim do Gílio, de Simone Giacomozzi.
 

A literatura, o lúdico e a tecnologia


A escritora Cristina Marques, que também é presidente do Instituto Evoluir, ressalta que a mesa digital promove o hábito da leitura entre os nativos digitais, ao mesmo tempo em que provoca a interação e torna o momento mais lúdico.

Como o projeto Livro Livre une o incentivo à leitura ao cuidado com o meio ambiente, também promove o equilíbrio entre a leitura digital e a tradicional, proporcionando às crianças a experiência de manusear um livro. Mas, não é segredo para ninguém que a tecnologia atrai muito a atenção dos pequenos, por isso o aplicativo Contador de Histórias, da mesa digital, torna-se um importante aliado no incentivo à leitura.

A tecnologia pode fazer o processo de aprendizagem ser mais divertido, prazeroso e eficiente, tornando as crianças mais curiosas, observadoras, comunicativas, concentradas e comprometidas. É a tecnologia sendo usada para transformar a literatura em algo mais lúdico e atraente.

Se você conhece algum outro case de incentivo à leitura compartilhe conosco nos comentários.  

Cristiano Sieves

Especialista em Ludopedagogia

Especialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.