Proporção de deficientes matriculados na educação básica chega a 79%
Na última segunda-feira (21), o Ministério da Educação divulgou dados animadores sobre o cenário da inclusão na educação básica brasileiras: de 2003 a 2014, a porcentagem de crianças com deficiência incluídas nas escolas brasileiras passou de 29% para 79%. Em números absolutos, o número de estudantes deficientes matriculados na educação básica passou de 145.141 no início da década para 698.768.
A estrutura e o investimento em formação profissional também aumentou: foram criados 30 centros de formação de profissionais da educação e atendimento de pessoas com surdez; 55 centros de apoio pedagógico às pessoas com deficiência visual; 30 cursos de Letras/Libras que oferecem anualmente 2.250 vagas para formação de professores, tradutores e intérpretes.
Os números completos podem ser vistos aqui. Sabemos que ainda há muito o que avançar e, por isso, damos a nossa contribuição para melhorar a informação e a formação dos profissionais que estão envolvidos na educação infantil e no ensino fundamental. Veja os principais posts sobre educação inclusiva: * Como estruturar práticas ludopedagógicas que promovam a inclusão na sala de aula * Educação inclusiva e limitações físicas: inclusão e socialização em sala de aula * Crianças com síndrome de Down: compreender para saber integrar * Conheça (e aplique) jogos didáticos para crianças com deficiência visual * PlayTable na Educação Inclusiva: Caso da Escola Municipal Adelaide Starke * Baixe já e-book com atividades ludopedagógicas e tecnologias para promover educação inclusiva.
E na sua escola? Como estão os trabalhos para tornar o ambiente e o plano pedagógico inclusivos?
Cristiano Sieves
Especialista em LudopedagogiaEspecialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.