Série Coronavírus | 5 dicas de atividades e jogos para crianças de 6 a 8 anos
"Para ajudar a ressignificar este período de isolamento e transformá-lo em um campo de descobertas, nós selecionamos brincadeiras que vão envolver qualquer criança em fase de alfabetização e experimentação."
Se você tem filhos ou filhas nesta idade já deve ter percebido (e até se surpreendido) com o quanto as crianças desta idade já não são mais aquelas que cabiam no colo, estão mais autônomas, ampliando seus horizontes, testando seus limites motores e intelectuais, assumindo responsabilidades e construindo uma história com suas próprias pernas, sonhos e valores.
É uma fase cheia de estímulos na escola, com enormes desafios de aprendizagem e convivência que vão fortalecer o desenvolvimento socioemocional da criança. Além disso, estão em fase de alfabetização e agora podem ler o mundo com outros olhos, abrindo um leque infinito de possibilidades para o conhecimento e o saber. Neste momento de quarentena e isolamento em casa por conta do Coronavírus, não é diferente.
Por isso, pensamos carinhosamente em atividades dinâmicas que vão instigar seus filhos durante a quarentena, ao mesmo tempo que vão desenvolver brincando a linguagem e a matemática:
-
Jogos de tabuleiro e de cartas: os jogos de tabuleiro sempre são uma boa opção. Além dos clássicos, como Damas, Jogo de Trilha, Jogo da Velha, entre outros, existem muitos títulos disponíveis para esta idade. Alguns bem conhecidos, como Banco Imobiliário, Jogo da Vida ou Cara-a-cara geram muita diversão e ajudam a passar o tempo. Além disso, estimulam diversas habilidades cognitivas, importantes para o desenvolvimento infantil. Jogos de cartas também são bem-vindos, como o famosos Jogo do Mico, Super Trunfo e Uno. Existem outras opções bem interessantes e com mecânicas bem modernas, como o Double, o Fantasma Blitz e o Dr. Eureka.
-
Livros: a literatura não pode faltar. Nesta idade, uma sugestão são as coleções da Maurício de Souza Produções, como os Clássicos do Cinema e os Clássicos Ilustrados, além, claro, da imensa coleção de gibis. Outra sugestão são as biografias para crianças, como a série “Você Conhece” da Editora Fundamento.
-
Realidade aumentada: games e aplicativos com realidade aumentada são uma ótima opção para esta faixa etária. Além de interativos e divertidos, ajudam a desenvolver diversas habilidades relacionadas a linguagem. As sugestões aqui são o aplicativo Floresta, da Faber-Castell, e também os games da Brinque-lonas.
Imagem: Freepik
-
Jogos e games para smartphones ou tablets:
-
Jogos de corrida infinita, como Subway Surfers;
-
Jogos de desafios, como Bad Piggies;
-
Jogos da Lego: são diversas opções de jogos de exploração e construção para crianças de todas as idades.
-
-
Clubinho Salva Vidas: um portal com jogos e vídeos educativos com o objetivo de proporcionar atividades educativas para ajudar crianças e adultos a se tornarem cidadãos mais conscientes e seguros por meio de jogos. No site você encontra inúmeras atividades gratuitas e também os links para o canal no YouTube: www.clubinhosalvavidas.com.br
Lembrando, as sugestões acima estão disponíveis na internet ou nas lojas de aplicativos e não são necessariamente gratuitas.Escolha as ideias que mais combinam com sua família e o melhor momento do dia ou do fim de semana, e se aventurem juntos.
Aproveitamos para convidar você a ler um post que publicamos recentemente, abordando se é prejudicial ou não as crianças ficarem tanto tempo longe da escola, como está sendo construído o novo calendário do ano letivo no Brasil e como as redes estão se adaptando no ensino pedagógico à distância.
Fique atento aos próximos conteúdos!
Cristiano Sieves
Especialista em LudopedagogiaEspecialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.