Como a tecnologia pode contribuir para a gamificação na educação

"O desafio das escolas é qualificar os professores para usar a gamificação a favor da aprendizagem. Tão importante quanto debater a estratégia, é oferecer elementos que ilustrem a gamificação na educação."

A gamificação é usada como estratégia de engajamento em vários segmentos. No ambiente empresarial o setor de recursos humanos promove ações inspiradas na gamificação para motivar os colaboradores; no marketing a estratégia é usada para atrair a atenção do público-alvo; nas ações de impacto social a técnica serve para buscar a adesão de mais gente a uma determinada causa. Embora não seja novidade, esse conceito está ganhando cada vez mais espaço nas salas de aula, por isso é preciso esclarecer como a tecnologia pode contribuir para a gamificação na educação.

No post Gamificação nas Escolas, abordamos o propósito de usar a estratégia para engajar os estudantes. Inclusive, citamos três exemplos práticos para aplicar nas escolas. Se você implantou algum, compartilhe conosco o resultado alcançado nos comentários deste post. Hoje vamos falar mais sobre a gamificação na educação, quais fundamentos usar, como alinhar a  estratégia e mediar a interação entre as crianças.
 

Gamificação na educação: como funciona na prática


A gamificação é fundamentada no Princípio PBL, que significa: Points, Bagdes e Leaderboards. Os games em geral oferecem pontuação para quem resolver determinado desafio, definindo o conceito dos Points, ou seja, a pontuação recebida pela desempenho obtido. Os Badges representam as conquistas, são vistos como um troféu que pode ser exibido a fim de promover as habilidades e façanhas.

O ranking é a definição dos Leaderboards, que apresenta os melhores desempenhos. O professor Luciano Meira, da Universidade Federal de Pernambuco, afirma que a escola já aplica toda essa metodologia por meio da avaliação que concede notas, do boletim que cria um ranking dos melhores alunos e da valorização dessas conquistas. Meira alerta que ao falar de gamificação na educação é importante ressaltar que ela já faz parte do contexto escolar. Entretanto, a escola ainda explora pouquíssimo os componentes mais sofisticados da arquitetura de games, como a narrativa, as dinâmicas interacionais e a ludicidade.
 

Entenda os benefícios da gamificação na educação


O desafio das escolas é qualificar os professores para usar a gamificação a favor da aprendizagem. Tão importante quanto debater a estratégia, é oferecer elementos que ilustrem a gamificação na educação. Afinal, o propósito deve ser incluir os princípios da arquitetura de games no plano pedagógico, ou seja: estimular a interação e a colaboração, promovendo o aprendizado de forma lúdica e interativa, incentivando que o aluno se torne mais protagonista no processo educacional.

A gamificação pode ou não estar associada à tecnologia, mas deverá sempre tornar a aula mais dinâmica e interativa. Quando são inseridas ferramentas tecnológicas, as possibilidades e oportunidades se ampliam, visto que as crianças já estão familiarizadas com o universo dos games. Portanto, ao desvendar a gamificação na educação é importante ressaltar a necessidade de repensar as aulas, as abordagens dos conteúdos e as metas que serão propostas. Não basta sugerir qualquer game, o desafio deve ser educativo e promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.

Se você já aplica a gamificação na educação para despertar o interesse dos estudantes pode usar o mesmo método para instigar os professores a compartilharem exemplos de aplicação e os resultados obtidos.

Uma referência é o Colégio Sagrada Família, que usa mesas digitais para fortalecer o ensino. A coordenadora pedagógica, Teresinha Janzen, destaca que os aplicativos são bem variados e desafiam a criança a superar seus próprios limites, tornando-se uma grande aliada em atividades voltadas à alfabetização, memorização, coordenação motora, lógica matemática, entre outras.

A mesa digital Playtable estimula que diversão e aprendizado andem juntos. Todos os jogos e aplicativos foram projetados por professores e especialistas em diversas áreas, que em parceria com artistas usaram a ludopedagogia para usar a linguagem universal das crianças, que é a brincadeira, em prol do seu desenvolvimento.

Enquanto brincam, os pequenos aprendem e comprovam aos professores que a gamificação pode trazer resultados positivos para todos: o aluno aprende com mais facilidade, o professor torna a aula mais atrativa e dinâmica e a escola se torna reconhecida pela metodologia aplicada. Reúna os professores da sua escola, identifique práticas de gamificação na educação e compartilhe conosco os resultados alcançados.  

Cristiano Sieves

Especialista em Ludopedagogia

Especialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.