“Traços, Sons, Cores e Formas”: Listamos oito games para trabalhar o campo de experiência da BNCC.

"Você sabe como trabalhar com os jogos da PlayTable dentro dos Eixos da BNCC? "

Durante muito tempo, os educadores estiveram envolvidos em práticas que se tornaram clássicas digamos assim, para apresentação das formas geométricas, dos tipos de traçados, para o entendimento das cores e das formas. 

Algumas dificuldades e ou situações como daltonismo, costumeiramente eram identificadas com essas práticas, logo nos primeiros processos de ensino aprendizagem que envolviam essas demandas. 

Muitas vezes esses desafios eram atrelados equivocadamente como “apenas conteúdos de artes, ou desenhos sem muito propósito” especialmente por agentes da comunidade escolar de fora da escola.

Pois os educadores sabem a muito tempo que o trabalho com traços, sons, cores e formas, desenvolve inúmeras habilidades e competências que desencadeiam nos estudantes, melhor aprofundamento, compreensão e dinâmicas em todas as áreas do conhecimento, com devido destaque para matemática, melhorando indicadores cognitivos de aprendizagem como um todo.

Devido a sua importância Base Nacional Comum Curricular prevê um campo de experiência específico para ele, ainda que podemos encontrar seus elementos em outros campos e momentos do documento, naturalmente entendido como elementos macros que perpassa a ideia de um conteúdo visto unicamente em um momento do currículo.

Vamos apresentar alguns dos jogos da Playtable que convergem com a proposta, excelentes ferramentas pedagógicas para o trabalho pedagógico e para a missão de desenvolver as habilidades pertinentes. 

Mas antes, reforçamos o conceito presente no documento BNCC, para fins de esclarecimento. 

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfiguram, permanentemente, a cultura e potencializam suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas. (Base Nacional Comum Curricular, 2018).

Chameleon Show 
Chameleon Show se passa em uma peça de teatro, em que todos os objetos são feitos de madeira. O camaleão corre pelo cenário e precisa ficar o tempo todo camuflado. Para isso, os jogadores são desafiados a colorir o camaleão com a mesma cor do fundo, pressionando em uma das cores primárias. O trabalho com cores primárias e secundárias é associado ao raciocínio lógico e coordenação motora.
 

Coelhos Construtores 
A Irara (personagem do jogo) está levando uma carroça de alimentos por uma estrada cheia de buracos. Os alunos têm como desafio ajudar os coelhos e reparar as passagens ao longo do trecho, para tal precisam ficar atentos aos formatos e texturas dos buracos para encaixarem corretamente as peças para que estas possam se encaixarem, atentos aos formatos geométricos e a habilidades de resolução de problemas.


Color Shooter  
As crianças precisam eliminar peças coloridas do tabuleiro. Cada jogador deve acertar os alvos da mesma cor que as naves espaciais. Se errar, os alvos retornam para todos, por isso todos devem cooperar entre si, além do trabalho em equipe, o jogo abrange o desenvolvimento da coordenação motora e da sequenciação pelas cores.


Desenho Livre 3+
Com o Desenho Livre, a criança tem a oportunidade de experimentar diferentes maneiras de criar, desenhar e pintar. É um jogo completo, para criar desenhos com diversas ferramentas interativas e uma aquarela com dezenas de cores e texturas. A possibilidade de atuar como agente de criação, trabalhando com cores e formas diversas.

Foffy Boom 
Um jogo para aprender cores e formas geométricas, além de estimular a coordenação motora e o raciocínio! Balões coloridos voam pelo cenário e precisam ser estourados antes de chegar ao topo através de estratégias de aproximação.


Magicademia 
Jogo que ensina formas geométricas e cores. Os jogadores assumem o papel de alunos de uma escola de magia para crianças cheia de encantamento, professores inusitados e bichinhos mágicos interessantes, sempre com a missão de diferenciar formatos geométricos e cores.


Pintura 
O aplicativo é uma grande biblioteca com desenhos para pintar. Inclui diversas ferramentas interativas e uma aquarela com cores e texturas reais. Além do toque dos dedos, utilize objetos reais para pintar, como pincéis e canetas com pontas de feltro.A escolha e identificação de traços e formas também se dá de forma particular, especialmente pela preferência na identificação de cores e objetos de preferência do aluno. Vale destacar que o aplicativo também pode ser customizado.


Xilo 
Com a referência do brinquedo clássico, os alunos aprendem diversas melodias com este xilofone interativo, seguindo as orientações do maestro Tulo! A cada rodada o xilofone toca algumas notas de uma melodia. O desafio é repetir, sem errar, até completar toda a música.Excelente ferramenta para trabalhar identificação de notas musicais, sequenciamento e atenção.

Nomeamos apenas algumas das possibilidades de trabalho com a PlayTable nesse campo de experiência da BNCC, há várias outras oportunidades de trabalho, das quais convidamos a todos conhecer, teremos o prazer em conversar com educadores e gestores da sua rede.

Lembrem-se que é possível fazer o download da BNCC no site do Ministério de Educação, nos formatos PDF, Excel e online para consulta e estudos aprofundados  disponível gratuitamente no site do MEC, no link http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ .

A PlayTable auxilia os educadores nos principais objetivos de aprendizagem da educação que associa o desenvolvimento de habilidades, competências e conteúdos relevantes para os melhores resultados nos processos de assimilação, com especial atenção aos processos de letramento e alfabetização. 

Josiani Resendes

Coordenadora de Marketing