3 ferramentas para estimular a criatividade das crianças no ensino infantil

Você é um professor que estimula a criatividade dos seus alunos?

Esqueça aquela história de que a criatividade é um dom, limitado somente a algumas pessoas ou segmentos. Ser ou não ser criativo está associado ao desenvolvimento e estímulo desta habilidade, e os professores exercem um papel fundamental na formação de pessoas mais criativas. Para contribuir neste processo você pode recorrer a algumas ferramentas para estimular a criatividade dos seus alunos.

A pedagoga, psicóloga e pesquisadora da PUC Campinas, Cristina Bachert, defende um modelo de educação criativa. Segundo ela, a educação tradicional não dá mais conta de preparar os alunos para o mundo cada vez mais ágil e repleto de situações complexas.  

Se tratarmos a criatividade como um elemento primordial no processo de ensino-aprendizagem, ela pode ser o agente intermediador para que os alunos aprendam a aplicar o conteúdo visto em sala de aula em suas vidas. Você pode incentivar hábitos criativos nos seus alunos desde muito cedo, basta usar ferramentas para estimular a criatividade. Segundo a EBC, no livro "The Science of Parenting", a psicóloga e psicoterapeuta infantil, Margot Sunderland, cita que alguns centros escolares da Finlândia alfabetizam os alunos muito mais tarde do que em outros países da Europa, valorizando as brincadeiras e a ludicidade.

Mesmo aprendendo a ler mais tarde, o desempenho destes alunos na adolescência ultrapassa muito o nível de conhecimento, em comparação aos demais países europeus. A autora afirma que isso acontece devido ao período de brincadeiras livres, que estimulam a exploração e, por consequência, a criatividade.
 

Dicas de ferramentas para estimular a criatividade


1) Tangram  O quebra-cabeça chinês é formado por sete peças em formato geométrico, que juntas formam um quadrado, mas também podem formar o que a imaginação mandar. uma das ferramentas para estimular a criatividade que pode ser inserida no cotidiano das crianças já no ensino infantil. Com ele, é possível montar desde números e letras até plantas e animais. Estima-se que seja possível criar cerca de 1700 figuras com o quebra-cabeça geométrico. Além de estimular a criatividade, o Tangram também incentiva o raciocínio lógico e a percepção visual. Com as crianças menores, você pode trabalhar as cores, a memória visual e a coordenação motora. Outra dica é apresentar aos seus alunos a versão digital do Tangram.

2) Mesa Digital Que tal propor à sua escola a aquisição de uma mesa digital uma das ferramentas mais completas para estimular a criatividade, porque com ela é possível desde criar desenhos digitais usando ferramentas artísticas como pincel, lápis, balde de tinta, texturas e carimbos até ler ou ouvir histórias. Quer melhor incentivo à criatividade do que estes? Por ser grande e colorida, a mesa digital desperta muito o interesse das crianças, que podem desenvolver atividades coletivas. Ao brincar e interagir através da mesa digital, as crianças se tornam mais curiosas, observadoras, comunicativas, concentradas e comprometidas, características importantes para gerar insights criativos.

3) Aplicativos Os aplicativos para smartphones e tablets também são ferramentas para estimular a criatividade. Porém, mesmo estimulando o desenvolvimento das crianças, os tablets e smartphones também podem inibir o relacionamento interpessoal, pois são projetados para o uso individual. A sugestão é que os professores orientem os pais quanto ao uso destas ferramentas e sugiram aplicativos que complementem estimulem a criatividade. Afinal, quanto maior for a ligação entre os recursos tecnológicos e o projeto pedagógico, melhores serão os resultados.

No e-book "Tecnologias para Educação Infantil: a tecnologia como ferramenta pedagógica" você encontra novas ferramentas para estimular a criatividade de crianças de três a seis anos.

Muitas das tecnologias apresentadas neste e-book também podem ser aplicadas para a inclusão crianças com deficiência. Aproveite para incluir estas dicas no planejamento escolar do próximo ano e estimular a criatividade dos seus alunos.

ocê ficou com alguma dúvida quanto às ferramentas para estimular a criatividade?
Podemos detalhar todas as características da PlayTable, que é sem dúvida a melhor opção para implantar em escolas.  

Cristiano Sieves

Especialista em Ludopedagogia

Especialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.