Atendimento Educacional Especializado: Sala de recursos e suas vantagens.
"A sua escola está preparada para receber crianças com diferentes deficiências?"
O acesso à rede escolar durante muito tempo, ficou restrito a uma pequena parcela da população. A expansão da rede escolar é relativamente recente e aconteceu primeiramente nos países mais desenvolvidos socialmente e na sequência nos em desenvolvimento, como é classificado o Brasil.
Com a expansão da rede, a diversidade de público que um professor encontra nas escolas hoje é cada vez mais evidente. Assim o modelo de escola e de práticas pedagógicas padronizadas tem menor eficácia.
Mesmo com o apoio de psicólogos e outros importantes profissionais, muitas comunidades escolares enfrentam desafios na implantação de atendimento educacional especializado, até porque existem várias situações distintas, como hiperativos, autistas (em vários graus), com restrições de coordenação motora etc.
Nessa perspectiva fica claro que existem várias necessidades entre nossos alunos, que diferem entre si, que podem ou não facilitar em nossos objetivos para o desenvolvimento de habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular, com associação aos conhecimentos das disciplinas.
Uma das alternativas pensadas para auxílio à comunidade escolar, para atingir esses objetivos também entre aqueles que necessitem do Atendimento Educacional Especializado, são as Tecnologias Assistivas, aplicadas às Salas de Recursos Multifuncionais.
Mas o que são Tecnologias Assistidas?
Existem alguns apontamentos na academia que diferem entre conceitos e abrangências do que é parte reconhecida como tecnologia assistiva. Em razão disso, a resumimos em um compilado de ideias.
Segundo o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) podemos entender como tecnologia assistiva uma solução interdisciplinar que pode englobar diversos produtos, usados de acordo com propostas metodológicas, estratégias e práticas, e serviços. Por exemplo, os que facilitam a participação de pessoas com alguma necessidade de mobilidade reduzida, os que visam a inclusão social, independência e autonomia daquele que está realizando a prática.
É importante destacar que existem tecnologias assistivas de baixa tecnologia, representada por objetos muito comuns tais como fita adesiva, bolas, tipos de papéis, cola, cadeira, tapetes, entre outros. Assim, considera-se tecnologias assistivas de alta tecnologia os referentes a soluções computadorizadas, robotizadas, que permitam interação entre o usuário e seu objetivo passando pela virtualidade. É nesse segmento que encontramos os games virtuais em educação, as mesas digitais e plataformas, por exemplo.
A importância do uso de tecnologias na educação!
Se falamos de tecnologias assistivas com respostas evidentes e que facilitam o aprendizado do estudante e a missão do professor, é impossível não lembrarmos dos ganhos que a tecnologia usada com objetivos traz aos processos de ensino aprendizagem de todos os alunos.
-
As tecnologias permitem maior interação entre os usuários;
-
Melhoria da comunicação entre eles;
-
Permitem o aprendizado de diferentes conteúdos simultaneamente;
-
Possibilitam que os usuários se desenvolvam em tempos distintos;
-
Proporcionam o desenvolvimento de diversas habilidades e competências;
-
Melhoram a concentração;
-
Facultam o uso de vários tipos de inteligência;
Salas Recursos Multifuncionais.
Com a crescente demanda e diversidade do público e com o entendimento dos ganhos que diversas tecnologias permitem no engajamento e processo de ensino aprendizagem, muitas instituições buscaram criar salas com inúmeros recursos para o atendimento do público.
Escolas públicas, privadas e instituições do terceiro setor percebem os ganhos do uso de espaços onde concentram as soluções de baixa e de alta tecnologia, como laboratórios de práticas educacionais progressistas. Esses ambientes mostram-se excelentes auxílios pedagógicos e no desenvolvimento de habilidades e competências para todos os alunos, principalmente para os que necessitem de atendimento educacional especializado.
Muitas soluções são de fácil manejo, outras não, é sempre importante capacitar e orientar os docentes sobre todas as qualidades e potencialidades que os recursos adquiridos possuem, assim os resultados chegam com maior assertividade e rapidez.
Contar com soluções que já agregam suporte aos docentes é uma alternativa muito interessante.
Como vimos, o uso de tecnologias assistidas de forma geral beneficia no atendimento aos estudantes como um todo e são excelentes possibilidades no atendimento para a educação especial, nesse caso conhecer as soluções da Playtable é uma excelente oportunidade.