O que fazer para atrair a atenção das crianças no ensino infantil?
O ensino infantil está cada vez mais abrangente, fundamentado em referências pedagógicas que estimulam tanto a formação educacional dos pequenos, quanto o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Para os professores, atrair a atenção dessa geração que já nasceu conectada e que tem a tecnologia como a principal referência é um desafio. Neste post, apresentamos algumas dicas de como conquistar a atenção das crianças no ensino infantil e tornar o aprendizado mais interessante. A ludopedagogia é a metodologia mais adequada para atrair a atenção das crianças no ensino infantil, já que o brincar é a linguagem natural dos pequenos.
As brincandeiras têm sido tão valorizadas atualmente que o Massachusetts Institute of Technology - MIT lançou o Lifelong Kindergarten, uma espécie de jardim de infância para toda a vida. A instituição tem o propósito de estimular as brincadeiras e despertar a criatividade dos adultos para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas. Portanto, os professores devem ficar atentos para identificar quais brincadeiras mais despertam o interesse das crianças para então adaptá-las ao ensino.
Atividades para desenvolver no ensino infantil
Musicalização - Um estudo publicado pela Revista Crescer comprova que a musicalização influencia diretamente no processo de alfabetização. O desenvolvimento da linguagem, memória e a concentração são alguns dos benefícios identificados nas crianças que aprenderam a cantar ou a tocar algum instrumento. Os professores devem escolher músicas e ritmos compatíveis com a faixa etária dos alunos e apresentá-las de forma lúdica e criativa. Um exemplo de como atrair a atenção das crianças no ensino infantil por meio da música é usar vídeos, instrumentos musicais e coreografias simples, que os pequenos consigam repetir. Os pais também podem ser informados sobre o aprendizado para reforçar a musicalização também no ambiente familiar. Confira algumas cantigas de roda publicadas pela Revista Escola.
Literatura - Quanto menores são, mais as crianças estão inseridas no universo do faz de conta e os professores podem tirar proveito dessa imaginação para fortalecer o gosto pela literatura entre elas. Os docentes podem reunir as crianças em roda para contar histórias, apresentar teatro de fantoches, exibir apresentações teatrais, entre outros recursos visuais. As histórias sobre o fundo do mar, sobre castelos e florestas estão sempre no imaginário infantil e podem ser exploradas para atrair a atenção das crianças no ensino infantil. Além disso, essas abordagens começam a despertar o interesse dos estudantes para as disciplinas de história, ciências e geografia.
Tecnologia - O meio mais fácil de atrair a atenção das crianças no ensino infantil é por meio das ferramentas tecnológicas. Durante o 1º Seminário de Tendências e Inovação na Educação, realizado neste mês, o português Luis Raquilha, especialista em futuro, tendências e inovação, afirmou que é a primeira vez na história da humanidade que as gerações mais novas têm mais informações que as gerações mais velhas, já que por meio da tecnologia o conhecimento está disponível para todos.
Os professores precisam buscar alternativas que usem a tecnologia com foco ensino. Um exemplo é a mesa digital PlayTable, que foi desenvolvida com o propósito de educar e divertir as crianças a partir de 3 anos de idade. A ferramenta vem com jogos e aplicativos lúdicos que desenvolvem o raciocínio lógico, a memorização, atenção, criatividade e coordenação motora dos pequenos, entre outros aspectos.
Se você já desenvolveu alguma dessas atividades com seus alunos lembre-se como foi o desempenho e identifique meios de aperfeiçoá-lo. Também vale lembrar que é primordial usar dinâmicas que chamem a atenção dos pequenos, como o professor baixar o tom de voz e os alunos que estão atentos levantarem as mãos ou colocá-las nas orelhas.
Outra possibilidade interessante é oferecer mais de uma opção de atividade para descobrir o que os alunos gostam mais e promover ações de gamificação para engajar as crianças em determinadas atividades.
Professor, quais as estratégias que você usa em sala de aula para atrair a atenção das crianças no ensino infantil?
Compartilhe conosco a sua experiência nos comentários deste post.
Cristiano Sieves
Especialista em LudopedagogiaEspecialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.