Férias na brinquedoteca: uma alternativa educativa e lúdica

"É preciso qualificar as atividades que serão propostas na brinquedoteca, para criar as condições necessárias para estimular a criatividade."

Você recomendou alguma atividade para os seus alunos praticarem durante as férias?

Embora as férias sejam destinadas ao descanso, os professores podem recomendar algumas brincadeiras ou programas para o recesso escolar. Muitas vezes as crianças estão em férias, mas os pais e demais familiares não, o que torna o período um tanto entediante ou solitário para as crianças.

A brinquedoteca é o espaço ideal para reunir as crianças e engajá-las em atividades lúdicas, que continuarão promovendo o aprendizado durante o período. É comum encontrar brinquedotecas em bibliotecas, clubes, entidades culturais e shoppings, como o Boulevard, em Vila Velha. O espaço serve como referência para outras instituições que desejam montar uma brinquedoteca. O ambiente é equipado para receber crianças de 0 a 12 anos, com brinquedos digitais e analógicos.
 

Como escolher a brinquedoteca ideal

A professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leila Peters, em entrevista à revista Gestão Escolar, descreve que é preciso qualificar as atividades que serão propostas na brinquedoteca, para criar as condições necessárias para estimular a criatividade. Daí a importância de os professores recomendarem aos pais os espaços mais adequados, com uma infraestrutura voltada tanto para as brincadeiras como para a aprendizagem.

Outro exemplo interessante de brinquedoteca está em Campinas, no interior de São Paulo, onde uma casa foi transformada para receber as crianças durante as férias. A Brinquedoteca Bumerangue reúne brinquedistas com formação interdisciplinar: profissionais de artes cênicas, artes plásticas, músicos, entre outros. Todos focados em contribuir para o desenvolvimento das crianças. O espaço externo da casa é usado para arvorismo, tirolesa, parque na areia e tem até árvores frutíferas, algo pouco comum para as crianças que vivem em grandes cidades.
 

Como deve ser a brinquedoteca inovadora

Já publicamos um post aqui no Blog Aprender Brincando sobre o que não pode faltar numa brinquedoteca inovadora. As ideias são inspiradas nos trabalhos de Márcia Ramalho, da UFSC, e José Carlos Vaz, da Fundação Perseu Abramo. As ideias vão desde Canto do Faz de Conta até Canto do Teatro ou Fantoche, passando por diversos outros como o Canto Digital, um espaço que interessa muito às novas gerações.

Para que as crianças interajam entre si é essencial que o esse ambiente seja equipado com tecnologias que permitam o uso coletivo, como lousas e mesas digitais.

Fique atento também se os softwares e aplicativos destes equipamentos são adequados para a idade das crianças e se promovem atividades educativas e lúdicas.

Quais atividades que você promoveu na brinquedoteca tiveram maior aceitação das crianças?
Compartilhe conosco nos comentários deste post.  

Cristiano Sieves

Especialista em Ludopedagogia

Especialista em Ludopedagogia para Educação Infantil e anos iniciais e autor de livros infantis, tem mais de 10 anos de experiência desenvolvendo jogos e games na área de Educação. Atualmente é Gerente de Marketing e Produtos na Playmove.